Perguntas frequentes
O que é o balanceamento?
Restabelece o equilíbrio ao conjunto de roda e pneu
Antes de mais nada precisamos entender que o balanceamento é um procedimento feito no conjunto pneu e roda, buscando equilibrar as diferenças de massa tanto do pneu quanto da roda. O mesmo existe em 2 níveis o estático e o dinâmico.
Quais os tipos de balanceamento?
Balanceamento estático
À primeira vista pode parecer que estamos falando Grego, mas cada tipo de balanceamento tem o seu propósito.
Bem como o estático que procura restabelecer o equilíbrio entre o centro da roda evitando que o conjunto de pneu e roda “pulem” enquanto estão em velocidade. Frequentemente aparecem por volta de 60 km/h á 90 km/h
Balanceamento dinâmico
Já este tipo é responsável por equilibrar pneu e roda levando em consideração movimentos laterais. Geralmente aparece em ondas ( acontece em certas velocidades e reaparece em velocidades maiores exemplo: acontece em 115 km/h e reaparece em 135 km/h, 155 km/h)
Estático ou Dinâminco?
Faça os dois, eles são um conjunto e nos carros atuais é necessário os dois modos.
Concluindo não há como negligenciar nenhum dos dois. Pois todos os carros tem plena capacidade de atingir altas velocidades. Então para não errar e perder tempo duas vezes faça um completo.
Quando deve ser Feito?
A cada 10.000 km no máximo
Ao receber um impacto forte no conjunto pneu e roda
Quando sentir o carro trepidar
A cada rodizio de pneus